Projeto Quintais recebe visita do Chefe da Embrapa Roraima
Chefes, funcionários e pesquisadores da Embrapa Clima Temperado receberam esta semana o Chefe Geral da Emprapa Roraima, Otoniel Ribeiro Duarte, e o Pesquisador da Área de Agricultura Familiar, Rafael Gastal Porto, para visita técnica à instituição. As atividades transcorreram de segunda à sexta-feira, e os representantes conheceram as três bases fisicas da Embrapa Clima Temperado (Sede, Estação Terras Baixas e Estação Experimental Cascata), além de participarem, também, de agenda na Colônia Maciel e no Campus da Universidade Federal de Pelotas, UFPel.
Dentre o cronograma estabelecido, foram visitados os setores de Citricultura, Avicultura Colonial, Apicultura e Meliponicultura, Minifábrica e Energias alternativas (eólica e solar), Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Políticas Públicas para Agricultura Familiar, a propriedade de José Luis Portantiolo, e os projetos Xisto Agricola, Guardiões de Sementes Crioulas e o Quintais Orgânicos de Frutas.
Nossa equipe recebeu a visita de Otoniel na tarde de terça-feira (18), onde foi apresentado pelo idealizador do projeto, Fernando Costa Gomes, o histórico, infraestrutura, gestão, evolução e objetivos do Projeto Quintais Orgânicos de Frutas, ressaltando sua contribuição diária com a saúde, meio ambiente, segurança alimentar, capacitação e transferência de tecnologia e geração de renda aos beneficiários, motivos que despertaram o interesse dos representantes de Roraima.
Otoniel parabenizou a equipe e disse estar encantado com o trabalho que vem sido desenvolvido aqui. “Espetacular! Excelente! O projeto faz parte da idéia de propriedade sustentável que está sendo desenvolvido lá. Vamos replicar o que esta sendo feito aqui, lá”, disse o Chefe da Embrapa Roraima.
Além da apresentação feita pelo idealizador, os representantes também puderam ir a campo e conhecer alguns quintais implantados próximo a região, como o do agricultor familiar, Eldo Hellwing, que teve seu quintal orgânico implantado em 2009 e os quintais orgânicos dos agricultores Félix Rui Duarte e Pedro Schiavon, que possui o “Quintal Mil”.
Em resposta a visita, Otoniel enviou uma mensagem a nossa equipe contando sua experiência e impressão, após conhecer o Projeto Quintais Orgânicos de Frutas, que você confere na integra logo abaixo:
O contato com o projeto “Quintais Orgânicos de Frutas” foi uma experiência extremamente enriquecedora onde fica claro a visão de preocupação com a segurança alimentar, após permitindo a geração de renda através da comercialização do excedente que é produzida durante todo o ano, assegurando assim o ingresso de recursos financeiro de forma contínua. O resgate das fruteiras nativas e sua redistribuição por toda a região sul e Uruguai vêm garantir a perpetuação destas espécies e disseminação dos conhecimentos que a elas vem agregado como uso na culinária e medicinal. A recente introdução de espécies de hortaliças e grãos vem aumentar a sustentabilidade do sistema e permitir maior integração entre as atividades da propriedade, racionalizando a ocupação do solo e mão-de-obra. A crescente preocupação do governo federal com a segurança alimentar e combate a miséria materializado nas políticas publicas implementadas pelo MDA e MDS é amplamente contemplado neste espetacular projeto que se alicerça no tripé da sustentabilidade, ou seja: econômica, social e ambiental. Ainda neste escopo tem a preocupação de atender a todos os públicos da Agricultura Familiar: Indígena, quilombolas, assentados e agricultor familiar. Este projeto vem de forma direta e objetiva projetar a Embrapa como organização com responsabilidade social, pois atende uma diversidade de populações em ampla área geográfica. Em busca de tecnologias que garantam a sustentabilidade das propriedades rurais de Roraima venho até a Embrapa Clima Temperado conhecer estas tecnologias sociais e só me resta parabenizar a Embrapa Clima Temperado e a equipe do projeto pelo brilhantismo da proposta e eficiência na execução. Atenciosamente, Otoniel Ribeiro Duarte Chefe Geral da Embrapa Roraima Rafael Gastal Porto Pesquisador da Área de Agricultura Familiar da Embrapa Roraima |